Filho único, Sébastien é o fruto de um casamento que teve o seu fim muito precocemente, quando ele ainda tinha apenas 6 anos. O pai de Sébastien abandonou a família. Marie, mãe de Sébastien, então com apenas 24 anos e a responsabilidade de educar Sébastien sem aceitar o apoio financeiro dos pais e demais familiares mais abastados, trabalhou à exaustão, sempre priorizando a boa formação de Sébastien que frequentou uma escola que se pode considerar dentre as melhores de Paris.
No início da adolescência, aprendeu sozinho a compor e a tocar guitarra e piano. Em Paris escreveu músicas para muitos artistas franceses. Embora ele alcance a posição vocal de tenor, na qualificação de autoditada a sua voz é classificada como “vox populi” (voz popular) pela falta de iniciação oficial clássica.
Libre e Sigles
Antes de integrar o grupo Il Divo Sébastien Izambard teve carreira solo como cantor popular na França e Canadá, na qual lançou dois singles e um álbum denominado "Libre".
Os dois sigle são: Libre, com as músicas "Libre", "Danse" e "Libre (radio edit)", e J't'en veux com a música "J't'en veux" (radio edit) e J't'en veux.
O álbum é composto pelas seguintes canções:
- 1. Echec à la dame (Letra: Fab Fab e V.Baguian / Música : Sébastien Izambard & Lionel Tridon)
- 2. Libre (Letra: Lionel Florence / Música: Sébastien Izambard)
- 3. Même si vivre (Letra: Lionel Florence / Música: Sébastien Izambard e Lionel Tridon)
- 4. Un coin d'enfance (Letra: Lionel Florence / Música: Sébastien Izambard)
- 5. J't'en veux (Letra: Lionel Florence / Música: Sébastien Izambard)
- 6. Si tu savais (Letra: Lionel Florence / Música: Sébastien Izambard)
- 7. Loin d'hier (Letra: Christophe Bardy / Música: Sébastien Izambard)
- 8. C'est un mystère (Letra: Christophe Bardy / Música: J-P Taïeb)
- 9. Danse (Letra: Christophe Bardy / Música: Sébastien Izambard e Lionel Tridon)
- 10. Dangereuse (Letra: Fab Fab / Música: Sébastien Izambard e L.Tridon)
- 11. Dis-le quand même (Letra: Lionel Florence / Música: Sébastien Izambard)
Nesse álbum Sébastien Izambard apresenta canções com sutis influências de diversos cantores que vão de Souchon à Brel passando ainda por Garbage e Radiohead. Foram sucessos desse álbum: ‘Libre’, ‘Echec à la dame’, ‘Même si vivre’ e ‘Loin d'hier’. Com esse álbum Sébastien Izambard gravou também o videoclipe com a música-título Libre.
Também em carreira solo Sébastien Izambard abriu no ano 2000 o show de Johnny Hallyday no Olympia em Paris.
Além das músicas supracitadas, Sébastien Izambard possui outras quatro músicas gravadas não-oficiais:
- Au nom de quel amour
- Lachê toi
- L'ombre d'une femme
- Tant que tu n'es pas la
Em 2001, ele apresentou-se com Johnny Halliday como convidado no Teatro Olympia, em Paris. A sua música, fortemente influenciada por Jeff Buckley, rendeu-lhe o reconhecimento do público francês e canadense. Ainda antes dos Il Divo, Sébastien gravou dois videoclipes e colaborou em projectos solidários como “Noël Ensemble”, uma gravação na qual mais de uma centena de artistas participaram, com a finalidade de angariar fundos para a luta contra a AIDS.
Il Divo
Sébastien Izambard trabalhava em seu segundo álbum solo com Francis Madjouli e Lionel Florence quando decidiu participar do grupo Il Divo. Sébastien Izambard é o único membro do grupo que não possui formação clássica, tendo sua voz classificada como vox populi, ou voz popular. O grupo idealizado pelo produtor musical Simon Cowell (Inglaterra, 7 de Outubro de 1959) é composto pelo o tenor suíço Urs Bühler(Suíça, 19 de Julho de 1971), o tenor americano David Miller (EUA, 14 de Abril de 1973) e o barítono espanhol Carlos Marin (Alemanha, 13 de outubro de 1968). O grupo já fez três turnês mundiais nos anos de 2006, 2007 e 2009, sendo que neste último ano fizeram sua primeira apresentação no Brasil, em 27 de Outubro de 2009, no Credicard Hall em São Paulo. O grupo já vendeu milhões de discos em todo mundo, atualmente trabalham em seu quinto álbum.
Mas o fato de participar nos Il Divo não fez com que Sébasien abrandasse as suas obras de caridade. Ele é padrinho da associação “Assistance Médicale Toit du Monde” (AMTM), que assiste crianças pobres em situação de risco.(https://www.sidaction.org).
No final de Maio de 2008, Sébastien Izambard declarou oficialmente no fórum do site da banda que a sua namorada tinha dado à luz um casal de gêmeos em 20 de Março desse ano. Os gémeos chamam-se Luca e Rose, e são os tesouros de Sébastien, que segundo declarações do próprio, o facto de agora ser pai, faz-lhe olhar para a vida de uma maneira diferente. Sébastien casou-se com a australiana Renée Murphy a 26 de Agosto de 2008, onde se realizou também, o batizado dos gémeos. Os restantes membros dos Il Divo estiveram presentes. Mas, desde o nascimento dos gêmeos, Sébastien já considerava Renée como sua esposa. Em 20 de Março de 2011 nasceu seu terceiro filho, Jude.
Dados gerais:
Data e local de nascimento: 7 Março de 1973, em Paris, França
Signo: Peixes
Voz: Vox Populi – Tenor (sem treinamento clássico oficial)
Cor de olhos: Azuis
Cor de cabelo: castanho
Altura: 1,83m
Cônjuge: Renée Murphy
Filhos: um casal de gémeos, Luca e Rose, e Jude
Músicas: Radiohead, Jeff Buckley, Jacques Brel, Johnny Haliday,
Queen, Razorlight, Maroon 5, Keane, Scissor Sisters, Coldplay, James Blunt.
Idiomas: Francês, inglês, um pouco de italiano e a aprender espanhol
Instrumentos que toca: Piano e guitarra
Gosta de: Aviação, ténis, natação, vinho tinto, ‘The Birds’ de Hitchcock’s, Jelly Babies
ANTES DO IL DIVO:
Álbum solo ‘Libre’, 2001
Le Petit Prince – DVD
Fonte: Wikipédia / Il Divo Fans Portugal